quinta-feira, 21 de julho de 2011

UNIDADE I - TICs (Atividade 1.2)

Quem sou eu como professor e aprendiz?
Ao longo dos meus dezesseis anos de profissão em sua maioria trabalhando com o primeiro ciclo do ensino fundamental e uma pequena parte com o segundo ciclo e o ensino médio busquei ensinar o que concluía ser importante para o outro, sem esquecer que a ação de ensinar favorece a minha própria aprendizagem, através do planejamento de atividades, da discussão sobre o conteúdo.
Acredito que a aprendizagem é produto da interação de pessoas com o meio. Por isso, sempre estimulei o diálogo, a troca de experiências entre o grupo que trabalhava. Essa troca é fundamental para prática docente. Por várias vezes me vi pensando: “Como não tinha pensado nesse exemplo!”. E naquele momento me dava conta que estava aprendendo com aqueles que ensinava.
Atuei no decorrer desses anos buscando criar um elo de amizade com meus alunos, por perceber que essa relação favorecia o processo de ensino-aprendizagem, articulação do pensamento, reflexão e ações. 
Hoje, mesmo não estando em sala de aula vejo a necessidade de está acompanhando as mudanças da prática educativa para me manter inserida nesse contexto, nessa sociedade de informações e conhecimentos, que vem exigindo uma nova postura do professor.

 "Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais".
                              Paulo Freire


Carla Fiuza

Um comentário: