quinta-feira, 21 de julho de 2011

UNIDADE I - TICs (Atividade 1.1)


Novas tecnologias/Expectativas em relação ao curso

A sociedade está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias são as principais responsáveis.
Uma mudança significativa que vem acentuando-se nos últimos anos é a necessidade de comunicar-nos através de sons, imagens e textos, integrando mensagens e tecnologias multimídia.
Mas por outro lado, esta sociedade poderá ser responsável por grandes diferenças sociais, tendo em conta o seu grau de exigência. Uma vez que é uma sociedade que vive do poder da informação, tendo como base as novas tecnologias ela poderá ser muito discriminatória, quer entre países, quer internamente, entre empresas, entre pessoas. Até algum tempo atrás, o saber ler e interpretar textos, bem como efetuar cálculos matemáticos simples, era obrigatório para se viver em harmonia e bem-estar na sociedade, este novo cenário mudou e as necessidades de qualificações profissionais e acadêmicas aumentaram consideravelmente.
A sociedade exige pessoas com uma formação ampla, especializada, com um espírito empreendedor e criativo, com grandes capacidades para resolução de problemas.
Hoje, os indivíduos necessitam de várias alfabetizações, já que a formação educacional não se limita ao domínio da leitura e da escrita, abrangendo uma diversidade de códigos da cultura, da sociedade, das relações econômicas e produtivas, o que inclui a alfabetização pelas antigas e novas tecnologias e a capacitação para lidar com elas em diferentes situações do dia-a-dia.
Consciente da importância de me alfabetizar, capacitar, qualificar, busco através do curso de TIC (Tecnologia da Informação e da Comunicação) conhecer seu papel e importância para educação, conhecer as diferentes mídias situando-as no contexto da escola e construir habilidades para melhor articular a prática pedagógica, visando a construção de conhecimentos significativos para a formação de cidadãos que possam atuar nessa sociedade da aprendizagem.  
Carla Fiuza



Nenhum comentário:

Postar um comentário