segunda-feira, 25 de abril de 2011

Atividade 3 - Eixo 1


Paulo Freire

      Paulo Freire, autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para saber transformá-lo.  Para Freire através da educação o oprimido poderia tomar consciência de sua situação e buscaria sua liberdade bem como a de seu opressor. Para tal, propõe que o educador conheça em profundidade a comunidade que irá educar, conheça a realidade e as palavras que tem significado para cada grupo de pessoas.                 Assim o oprimido passaria de um estágio ingênuo para um estado consciente. 
     
     ''Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho."
                                                                                                Paulo Freire
    Criticou a educação bancária onde professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo.

     '' A educação bancária tem por finalidade manter a divisão  entre os que sabem e os que não sabem, entre os oprimidos e os opressores. Ela nega a dialogicidade, ao passo que a educaão problematizadora funda-se justamente na relação dialógica-dialética entre educador e educando; ambus aprendem juntos."                                                                                                Paulo Freire  

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