Paulo Freire
Paulo Freire, autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para saber transformá-lo. Para Freire através da educação o oprimido poderia tomar consciência de sua situação e buscaria sua liberdade bem como a de seu opressor. Para tal, propõe que o educador conheça em profundidade a comunidade que irá educar, conheça a realidade e as palavras que tem significado para cada grupo de pessoas. Assim o oprimido passaria de um estágio ingênuo para um estado consciente.
''Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho."
Paulo Freire
Criticou a educação bancária onde professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo.
'' A educação bancária tem por finalidade manter a divisão entre os que sabem e os que não sabem, entre os oprimidos e os opressores. Ela nega a dialogicidade, ao passo que a educaão problematizadora funda-se justamente na relação dialógica-dialética entre educador e educando; ambus aprendem juntos." Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário